Cogumelos podem conter o segredo para salvar abelhas de doenças virais
São muitas as causas que estão a fazer desaparecer a abelha melífera, uma espécie importantíssima para os ecossistemas da Terra dado que, sem elas, boa parte das plantas não seria polinizada. Para nós, humanos, sem abelhas desapareceria uma parte importante dos alimentos que nos chegam à mesa, pelo que temos todo o interesse em protegê-las.
Os vírus são uma das causas da morte em colónias de abelhas. Neste caso em concreto, os cientistas parecem ter descoberto uma forma de mitigar o problema: extrato de cogumelo.
Depois de ter observado um estranho comportamento por parte das abelhas em 1984, em que estas pareciam viciadas em cogumelos, Paul Stamets começou a ponderar sobre as propriedades dos cogumelos.
Mais recentemente, a sua investigação, agora publicada no jornal Nature Reports, mostra que extrato dos cogumelos Fomes fomentariuse Ganoderma resinaceum inclui propriedades antivíricas que resultam na menor presença de alguns vírus que atacam as abelhas.
Os estudos vão agora focar-se na forma como a saúde das colónias de abelhas evolui a longo prazo com a ajuda destes extratos.