Como reciclar os nossos CD e DVD? (com VÍDEO)
Caro leitor: antes de ler esta notícia, faça um exercício mental. Quantos CD e DVD usados – mas que já não usa – tem em casa? Quantos deles ainda funcionam? Na verdade, há quanto tempo não vê um filme em DVD ou ouve um álbum em formato de CD?
Certamente que, de vez em quando, ainda fará estas actividades, mas não precisará de puxar muito pela cabeça para perceber que, das dezenas ou centenas de CD e DVD que tem por casa, a larga maioria permanece intocada há vários anos.
Foi para cidadãos como o leitor que a Quercus desenvolveu um projecto de reciclagem de CD e DVD – porque, ao contrário de muitos outros resíduos, até agora não havia um local específico para colocar estes objectos. “Apesar de serem praticamente 100% recicláveis, [não havia um sítio específico para os colocar]”, admitiu ao Economia Verde Pedro Carteiro, do Centro de Informação de Resíduos da Quercus e responsável pelo projecto.
Ao longo dos anos, tanto a Quercus como a Agência Portuguesa do Ambiente tentaram encontrar uma resposta para este desafio – onde colocar os CD e DVD? – e ela chegou agora: uma campanha de reciclagem que pretende reencaminhar os discos de policarbonato para reciclagem.
Denominados Ecopick, estes pontos de recolha de CD e DVD existem um pouco por todo Portugal Continental, num total de 420 locais. Toda a campanha não seria possível sem a parceria da Agência Portuguesa do Ambiente.
“[Os CD e DVD] são resíduos urbanos que ninguém quer, mas legalmente não os poderíamos recolher”, explica Pedro Carteiro. “As câmaras são as únicas detentoras dos nossos resíduos”.
No final da campanha, estes resíduos serão exportados para serem reciclados no estrangeiro. Para já, em Portugal, ainda não existe uma empresa que faça todo o processo de reciclagem deste tipo de suportes.
Conheça melhor a campanha no episódio 324 do Economia Verde.
Foto: *** Fanch The System !!! *** / Creative Commons