Dicas para um Natal sem desperdício alimentar



A ceia de natal é um momento importante. Por isso, é preciso planear cada refeição que fará com a sua nos dias de festa com muita organização e comprar só mesmo o precisa para prepará-las. Ainda assim, é provável que tenha de lidar com algumas sobras. Como podemos geri-las da melhor forma? O site da Faculdade de Medicina de Lisboa, deixa algumas dicas.

1.Partilhando com os convidados

– Distribua as sobras alimentares pelos familiares e amigos que se juntaram para a celebração
– Lembre os convidados da possibilidade de restarem algumas sobras alimentares e incentive-os a trazer um recipiente onde possam transportar algumas porções para os dias seguintes.

2.Consumindo nos dias que se seguem ou congelando

– Sobras no frigorífico significam dia livre na cozinha. Aproveite o que sobrou para as refeições do(s) dia(s) seguinte(s);
– No caso de não prever consumir no imediato (até 3 dias) opte por congelar;
Sugestão: Congele por doses individuais, marque o recipiente com a data de congelação e, por questões de palatabilidade, consuma-as num espaço de 3 meses. A forma mais adequada para a descongelação dos alimentos é transferir da congelação para a refrigeração (frigorífico) e deixar descongelar gradualmente. Tenha em conta a necessidade de tempo de descongelação de acordo com a refeição que quer compor com as sobras colocadas a descongelar!

3.Utilizando os alimentos para receitas diferentes 

– Transforme as sobras em refeições diferentes, incorporando os alimentos em novas receitas.

Para ideias de receitas, sugerem que consultem estes e-books:

  • Natal saudável com zero desperdício
  • Receitas com desperdícios e sobras da Ceia de Natal

O site realça ainda a ideia de doar a quem possa beneficiar: 

– Partilhe as sobras alimentares com amigos, vizinhos, ou instituições de solidariedade que, na sua comunidade local, prestem apoio a quem possa beneficiar.
– A Refood é um exemplo de um movimento que trabalha no combate ao desperdício alimentar, através da recolha de alimentos e refeições e posterior distribuição dos mesmos. Consulte aqui o núcleo mais próximo de si.

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...