Eggy: o ovo mágico que nos vai pôr todos a poupar energia



No segundo trimestre do próximo ano, a EDP deverá começar a comercializar um pequeno ovo – o Eggy – que ajudará os seus consumidores a monitorizar os comportamentos energéticos de cada electrodoméstico, dará conselhos para os reduzir e, caso o consumidor e as suas famílias consigam fazê-lo, poderão receber prémios em troca. E gastar menos dinheiro ao fim do mês.

“Neste momento, o Eggy percebe os comportamentos do seu frigorífico: o número de aberturas de porta, o tempo que esta é deixada aberta e a sua temperatura de funcionamento. Para colocar o Eggy a funcionar, o utilizador apenas precisa de o ligar, fazer uma pequena configuração e colocá-lo no interior do frigorífico”, explicou ao Green Savers Pedro Ferreira, co-fundador e CEO da startup.

Mais tarde, o Eggy envia o relatório dos comportamentos do consumidor para uma plataforma online, através da rede wi-fi da casa. Nos dias ou semanas seguintes, o desafio é o de melhorar os comportamentos perante o consumo de energia – neste caso específico, abrir menos vezes a porta do frigorífico e durante menos tempo.

Este desafio transforma-se numa competição: primeiro individual e depois em comunidade. “À medida que melhora o seu comportamento, o utilizador é remunerado com Eggoins, a moeda interna do Eggy, que poderá trocar por recompensas tangíveis”, continua Pedro Ferreira.

Estas recompensas ainda não são conhecidas, estando dependentes das parcerias estabelecidas pela Eggy. “Temos dois grandes focos, o da promoção da eficiência energética em casa e promoção da qualidade de vida em família, consequência dos nossos segmentos de mercado”, explicou o responsável.

A entrada na área do entretenimento teve como pano de fundo a parte emocional. “Percebemos que o que pode despoletar a alteração comportamental não é algo racional – como a poupança monetária, energética ou consciencialização para ser mais sustentável – mas sim emocional”, continuou Pedro Ferreira. Um jogo que dá uma recompensa pode pôr as famílias a melhorarem os seus resultados, e isso é fundamental para uma mudança comportamental.

EDP fomentou inovação

O Eggy nasceu como resposta a um concurso lançado pela EDP às faculdades de engenharia, tendo em conta o desenvolvimento de produtos com base no conceito de internet das coisas e que trouxessem um valor para a empresa. “Percebemos que a EDP estava a entrar numa nova realidade de um mercado liberalizado, em que passou a contar com concorrência. [Assim], tinha interesse em ter uma ferramenta que a ajudasse a garantir a fidelização dos seus clientes”, revelou o co-fundador da startup.

Foi então constituída uma equipa de alunos e professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – uma joint-venture entre o departamento de Engenharia e Gestão Industrial e o departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

O Eggy – Rui Lopes e Pedro Ferreira – ganhou o concurso e os empreendedores começaram a preparar o produto. Hoje, Rui e Pedro são os fundadores da startup homónima e trabalham para colocar o gadget no mercado, com a EDP, no segundo trimestre do próximo ano – o preço rondará os €20.

Dentro de três a cinco anos, a dupla espera estar presente no Reino Unido, norte da Europa e Estados Unidos, e ter versões do Eggy que possam perceber os comportamentos perante outros pontos de desperdício de energia em casa.

“Acreditamos que o nosso foco está no utilizar e não na tecnologia em si. o que faz com que consigamos escalar e atingir os objectivos de todas as entidades envolvidas. Propomos democratizar esta tecnologia, ao torná-la acessível a todos quer em instalação, utilização ou preço.

Até lá, a startup procura, no Lisbon Challenge Spring, expor-se perante parceiros, clientes e investidores. “[O Lisboa Challenge] tem-nos dado a possibilidade de contactar com pessoas brilhantes, sejam colegas empreendedores residentes ou mentores, que têm contribuído com excelentes trocas de ideias e experiências”

[nggallery id=1858 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...