Empresa norte-americana cria avião híbrido que descola verticalmente (com FOTOS)

S2, o avião híbrido

As pistas de descolagem podem, em breve, ser coisas do passado para uma geração de aviões híbridos que descolam verticalmente. Uma equipa de engenheiros especializada na criação de turbinas eólicas concebeu um pequeno avião eléctrico, muito semelhante a um helicóptero, que descola na vertical e não necessita de pista.

A sua descolagem seria semelhante à de um helicóptero mas, uma vez que é uma aeronave, os 12 rotores em forma de lâmina do S2 podem dobrar para que o veículo possa deslizar como um avião convencional.

A empresa responsável pela criação desta nova aeronave é a Joby Aviation, que ainda só produziu protótipos com cerca de 4,5 quilogramas, mas que ainda assim comprovam a funcionalidade do aparelho. O modelo já captou a atenção da NASA, que está a financiar o desenvolvimento de um protótipo de 25 quilogramas.

Adicionalmente, o aparelho funciona a electricidade, que é armazenada em baterias. Os testes realizados demonstram que o S2 é três vezes mais eficiente que os aviões convencionais. Os computadores a bordo permitem ainda ajustar a velocidade dos motores cerca de quatro mil vezes por segundo de maneira a optimizar a eficiência, reduzir o barulho e melhorar o controlo do voo.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php