Entrevista. “Usamos as capacidades que temos para fazer evoluir de forma sustentável as empresas à nossa volta”, Marcel Araújo, diretor executivo da Sowin



“IT por vocação, ESG por ideal” é o lema que move a Sowin, uma nova empresa de ativação de Inovação e Tecnologia que se foca na prática da sustentabilidade, com a implementação da filosofia ESG – Environmental, Social and Governance. Em entrevista à Green Savers, Marcel Araújo, diretor executivo da Sowin, revela o que caracteriza a empresa e o que o público pode esperar do seu trabalho, daqui em diante.

A Sowin é uma empresa de Inovação e Tecnologia recente no mercado. O que a caracteriza?

A Sowin nasce com o objetivo de oferecer soluções para um mundo que está em constante transformação e evolução. Acreditamos que trazemos valor ao mercado através de uma equipa experiente e de uma estratégia que se foca em dois ecossistemas: CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning).

Sabemos que o sucesso não vem só com a qualidade dos serviços que prestamos por isso consideramos fundamental o equilíbrio entre a transformação tecnológica, o crescimento orgânico e sustentável de cada empresa (nosso e dos parceiros) e o contributo que podemos dar para um mundo melhor através da valorização humana e pessoal de cada colaborador.

O que despertou esta responsabilidade tão focada na sustentabilidade?

Acreditamos que tão importante quanto o nosso crescimento, é podermos fazer a nossa parte para o desenvolvimento económico e sustentável do mundo que nos rodeia. A nossa filosofia “IT por vocação, ESG por ideal” é realmente aquilo que nos move e por isso acreditamos que tudo aquilo que fazemos no nosso dia a dia deve ir além do foco em nós próprios. Queremos olhar para o mundo e oferecer o melhor que podemos a nível ambiental, social e corporativo.

Porque acreditamos que o crescimento e a evolução não se fazem só numa vertente, fazem-se num âmbito 360 onde usamos as capacidades que temos para fazer evoluir de forma sustentável as empresas à nossa volta, para capacitar pessoas e para garantirmos que a pegada negativa que deixamos no planeta é a menor possível.

De que forma vai contribuir para um futuro mais sustentável?

A nossa postura a nível de sustentabilidade foca-se em três áreas: environment, social e governance. Todas as medidas que vamos implementar têm como objetivo garantir um desenvolvimento sustentável e para isso temos que nos focar nos vários eixos para garantir que cumprimos os nossos objetivos.

Não só queremos que todas as iniciativas (internas e externas) que fazem parte do nosso dia a dia, têm o menor impacto possível no planeta como queremos consciencializar todos os colaboradores para esta temática. Além disso, queremos dar uso ao nosso know how e às nossas capacidades financeiras para apoiar o desenvolvimento e crescimento da sociedade seja através do apoio e desenvolvimento de projetos e empresas como a ajuda a associações que contribuam para uma sociedade mais justa e equilibrada. Mas também, e algo que sabemos ser fundamental, é dentro da nossa organização “darmos o exemplo” daquilo que defendemos. Garantimos a igualdade entre todos os colaboradores, a transparência dentro da empresa e o bem-estar físico e mental, assim como defendemos a diversidade, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e o crescimento pessoal e profissional através do acesso a formações e certificações.

Que características vão adotar que asseguram implementação da filosofia ESG – Environmental, Social and Governance?

O nosso âmbito de atuação será dividido entre os três eixos. A nível environmental vamos garantir que as nossas iniciativas internas e externas tenham o menor impacto negativo possível no ambiente. Isto será possível através de várias preocupações: um escritório que tem em conta as preocupações ambientais, eventos que procuram maximizar a sustentabilidade tanto a nível de materiais como de redução de desperdício, redução dos materiais de utilização única tanto no dia a dia de trabalho como na produção de produtos internos ou até da consciencialização dos colaboradores para a temática.

A nível social, vamos apostar no apoio à inovação e ao empreendedorismo, alargar o nosso âmbito de desenvolvimento profissional para conseguirmos chegar a pessoas fora do grupo com ações de formação e apoiar associações que vão ao encontro dos nossos valores e objetivos de desenvolvimento sustentável em que nos focamos.

A nível de governance, queremos, acima de tudo, garantir a igualdade entre todos os colaboradores e candidatos, assim como o bem-estar físico e mental de todos eles. Para isso, vamos adotar várias medidas que nos levem a cumprir isso. Tanto a nível de políticas internas como a nível de medidas de comunicação, eventos e parcerias.

Que objetivos têm para este primeiro ano?

Queremos nos consolidar no mercado nos ecossistemas de CRM e ERP e assim duplicar o tamanho de equipa, no primeiro ano de atuação. É nosso objetivo também expandir a nossa da atuação para toda a Europa e começar a trabalhar para outros continentes.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...