Facebook quer comprar serviço de navegação que reduz trânsito



O Facebook está em negociações para comprar um serviço de navegação móvel – o Waze. Se a venda se concretizar, a rede social vai ter a capacidade de fornecer de forma mais eficiente conteúdos e anúncios adaptados à localização de cada um dos seus 1,1 mil milhões de utilizadores.

O potencial preço de aquisição – que, segundo alguns media, pode atingir os €762 milhões (R$ 2 mil milhões) – iria rivalizar com o valor que o Facebook pagou o ano passado pela compra do Instagram, um serviço móvel de partilha de fotografias em rápido crescimento.

Os mapas tornaram-se num campo de batalha crucial para as grandes empresas de tecnologia, à medida que os consumidores ficam mais dependentes dos seus dispositivos móveis e as empresas se esforçam por prestar serviços e publicidade baseados na localização de cada utilizador.

O Waze, que tem mais de 40 milhões de utilizadores espalhados pelo mundo, recorre principalmente a dados de GPS e informações em tempo real fornecidas pelos utilizadores – que contribuem com actualizações sobre trânsito, rotas e até mesmo locais onde comprar combustível mais barato.

Tipicamente, os utilizadores também partilham as suas localizações continuamente enquanto conduzem – uma potencial mina de ouro de dados que seriam úteis ao Facebook. Além dos serviços personalizados, a ferramenta pode também ajudar em muito à melhoria da mobilidade através desta base de partilha de informação entre condutores.

Actualmente, a rede social usa os mapas do Bing, da Microsoft, mas também desenvolve uma relação com o Waze. Os utilizadores podem entrar no Waze com as suas contas de Facebook e partilhar os seus dados de localização com os amigos da rede social.

Segundo o The New York Times, outras empresas de tecnologia, em particular a Apple e a Google, podem também estar interessadas numa potencial aquisição da start-up israelita, com vista a melhorar os seus próprios serviços de mapeamento móvel.

O Facebook tem apostado numa série de estratégias para aumentar a quantidade de tempo que os utilizadores passam no seu site, especialmente a partir dos telemóveis. O mês passado, lançou uma nova interface para smartphones Android chamada Facebook Home, que já conta com mais de um milhão de utilizadores.





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