Fenómeno meteorológico incomum: afinal, o que aconteceu em Almeirim?



Esta semana o país está sob alertas amarelo e laranja devido às temperaturas altas que se fazem sentir, entre os 22 e os 35 graus consoante as regiões. O distrito de Santarém tem registado temperaturas acima dos 30 graus.

No passado dia 26 de maio, terça feira, os habitantes da cidade de Almeirim assistiram a um fenómeno incomum. No final do dia, começou a fazer muito vento e chuva, durante apenas alguns minutos. O presidente da Junta de Freguesia, João Apolinário, explicou à Rádio Renascença “Começámos a reparar numa grande trovoada que se estava a aproximar e depois foi chuva intensa, uma quantidade de vento enorme e algum granizo.” Verificaram-se vários prejuízos na freguesia como, quedas de árvores, estragos em coberturas e telhados e na rede elétrica.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera veio agora explicar o sucedido, incompreendido por muitos. O fenómeno meteorológico chama-se “Downburst” e “foi favorecido pela conjugação de um conjunto de ingredientes atmosféricos verificada durante a tarde sobre a referida região mas também sobre outros locais do Ribatejo e Alto-Alentejo”.

A formação de nuvens tipo cumuliforme com base elevada, “ocorreu num ambiente atmosférico caraterizado por instabilidade e elevado conteúdo de humidade”; As gotas e as pedras de granizo “no seu trajeto de precipitação para a superfície, foram parcialmente evaporadas e sublimadas pela massa de ar quente e seca relativamente extensa que se encontrava entre a base das nuvens e o solo”; O ar seco tornou-se frio e denso, e “ao alcançar níveis mais baixos, junto ao solo, as correntes descendentes divergiram e propagaram-se junto à superfície”.

IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...