Gulbenkian, EDP e SIC vão apresentar receitas equilibradas… por um euro
“Comer bem é mais Barato” é o nome da campanha que foi ontem lançada pela Fundação Gulbenkian, Fundação EDP e SIC – e com o apoio da Deco e Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) – que tem como objectivo contribuir para mudar atitudes e comportamentos alimentares das famílias portuguesas.
De acordo com a organização, a campanha irá apresentar sete refeições completas e equilibradas – do ponto de vista nutricional – pelo valor de um euro.
“Uma torta com creme ou uma sopa, uma açorda de peixe e uma maçã. O que acha que é mais barato?” – questiona o spot da campanha. “A torta ou a refeição cheia de proteínas e cálcio?”
Resultado: a torta custa 1,71 euros e a refeição “cheia de proteínas e cálcio” cerca de um euro.
“Esta campanha foi motivada pelos dados que dão conta de uma progressiva deterioração dos hábitos alimentares dos portugueses, que a crise económica e social veio agravar, havendo uma relação directa entre a falta de recursos, o pouco tempo que dispõem e a falta de informação ou de motivação para melhorarem hábitos de consumo e de confecção dos alimentos”, explicam os organizadores do projecto em comunicado.
A campanha televisiva arranca já hoje e irá transmitir informações e conselhos que permitam a cada família fazer uma escolha alimentar mais consciente, responsável e económica.
O projecto “Comer Bem é Mais Barato” terá ainda um roadshow que percorrerá sete cidades portuguesas – Lisboa, Porto, Coimbra, Viana do Castelo, Santarém, Évora e Faro – e que irá parar em locais públicos e confeccionar receitas da campanha.
O roadshow irá propor aos visitantes o regresso ao tipo de cozinha tradicionalmente praticada na bacia do mediterrâneo – azeite, frutos e legumes frescos, consumo moderado de produtos lácteos, carne e peixe – estando ainda prevista a distribuição gratuita de um livro com as receitas da campanha.
Finalmente – e não menos importante – o roadshow identificará quais os alimentos que, pelo seu preço reduzido, melhor se encaixam nos orçamentos familiares carenciados.
Veja a reportagem da SIC sobre a campanha.