Hamburgo quer tornar-se numa cidade sem carros dentro de 20 anos



A cidade de Hamburgo, na Alemanha, está a trabalhar num plano que poderá eliminar a circulação de carros no centro da cidade dentro dos próximos 15 a 20 anos, tornando-se numa cidade mais verde, saudável e agradável para viver e passear. A “Grünes Netz”, ou Rede Verde, prevê a criação de vias pedestres e cicláveis que se irão ligar às vias sem carros já existentes.

Estas novas vias deverão interligar os principais parques, parques infantis, jardins e cemitérios de Hamburgo. A rede resultante deverá cobrir cerca de 40% da segunda maior cidade da Alemanha e deverá permitir ao transeuntes, ciclistas e turistas circular pela maior parte da cidade a pé ou de bicicleta.

No entanto, os objectivos da Rede Verde são muito mais abrangentes. A cidade reconhece a necessidade de mudanças face ao aquecimento global: nos últimos 60 anos a temperatura média da cidade aumentou nove graus Celsius e o nível da água do mar aumentou 20 centímetros – e espera-se que aumente outros 30 centímetros até 2100. A circulação de menos carros vai levar a menores emissões de dióxido de carbono e os espaços verdes que vão ser expandidos, juntamente com os caminhos verdes, irão aliviar o perigo de cheias associados a fortes precipitações e tempestades.

Adicionalmente, tal rede vai contribuir para a saúde da cidade e dos seus habitantes. A Rede Verde vai ainda oferecer oportunidades de escalada, natação, desportos aquáticos e observação da natureza, refere o Inhabitat.

A Rede Verde de Hamburgo faz parte de uma tendência crescente na Europa de tornar as cidades mais verdes e sustentáveis, através da criação de mais espaços verdes e vias pedestres e cicláveis, que não só atravessam as cidades como as ligam com os subúrbios. O projecto mais ambicioso nesta área será talvez o de Copenhaga, com a criação de 26 super auto-estradas para bicicletas, que está integrada no objectivo de se tornar uma cidade neutra em emissões de carbono até 2050. Recentemente, também Bruxelas revelou os planos para eliminar a circulação de carros das principais vias do centro da cidade.

Foto: Wikimedia Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...