Havai quer ser o primeiro estado dos EUA a ter 100% de energia renovável



O Havai é um arquipélago de ilhas remoto localizado no Oceano Pacífico, mas a energia sustentável é uma das suas principais preocupações. Mais de 70 mil pessoas são sustentadas o ano inteiro por energia que provém de painéis solares na ilha de Kauai.

Atualmente, o Havai pretende ser um exemplo para os restantes estados americanos: Em 2045, vai apenas usar energia renovável em todas as ilhas.

Esta mudança vem no âmbito do programa de sustentabilidade que surgiu em 2016, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, mais especificamente no 7º objetivo “Energia acessível e limpa”. Um ano depois, em 2017, foi apresentada a primeira geração de bateria para armazenamento de energia solar. Este aparelho permite armazenar energia durante o dia e usá-la durante cerca de 4 horas nos períodos de pico da noite.

David Bissel, CEO da Kauai Island Utility Cooperative (KIUC) refere que o custo da energia solar é “significativamente menor que o custo da energia gerada por petróleo”, sobretudo pelo constante desenvolvimento da tecnologia. Assim, o uso desta energia renovável levou a uma estabilidade que antes não existia, e que oscilava consoante o preço do petróleo. Sendo um local tão isolado, o custo da energia importada era muito alto.

Um problema que o governo enfrenta é a falta de espaço, que é distribuído entre agricultores, turismo e a indústria. Porém, surgiu uma parceria com uma quinta de ovelhas local, que se espera ser exemplo. Cerca de 350 ovelhas pastam no mesmo terreno em que simultaneamente estão distribuídos vários painéis solares. O agricultor, Daryl Kaneshiro, revelou à ONU News “Eu ganhei uma competição com empresas que queriam cortar a relva com as suas máquinas”, afirmando que esta opção é “mais eficiente, sustentável, e boa para o ambiente.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...