Jovens ativistas convocam vigília contra a inação climática



A Greve Climática Estudantil está a convocar vários ativistas e organizações nacionais e internacionais para uma vigília azul pelo clima. A ação está marcada para hoje às 18h30, na Expo, junto à escultura Homem-Sol. Na manhã seguinte irá desenrolar-se a ação “Contra os fósseis lutar, para não afogar!”, à frente do local da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, a partir das 9h, no âmbito da semana de ações da plataforma Salvar o Clima.

Este movimento tem como objetivo demonstrar o descontentamento dos jovens ativistas face à inação climática na Conferência, bem como contra a presença de líderes fósseis mundiais e nacionais no evento. “Sendo estes os responsáveis por planos que aumentam as emissões, provocando o aumento da temperatura global e subida do nível médio das águas do mar, não podem simplesmente ‘pedir desculpa’ e prosseguir com uma conferência repleta de palavras vazias”, defende Alice Gato, ativista da Greve Climática Estudantil.

A vigília de protesto, que exige o fim aos combustíveis fósseis até 2030 para garantir um oceano protegido e um clima habitável, contará com conversas do movimento por justiça climática sobre quais os próximos passos a ter pelo futuro, e com a preparação de uma ação para a manhã seguinte.

Os ativistas convidam todos os interessados a juntarem-se à vigília, “mostrando não aceitarem pedidos de desculpas vazios, bem como a sua determinação em serem líderes do seu próprio futuro”, referem em comunicado.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...