Lixo vai produzir 7% da energia eléctrica dos concelhos de Gaia e Feira



O aterro sanitário de Sermonde, em Vila Nova de Gaia, vai produzir energia eléctrica equivalente a um mês de consumo doméstico dos concelhos de Gaia e Feira, ao aproveitar os gases de escape resultantes do tratamento dos resíduos aí depositados. Este projecto de valorização energética teve um investimento global de sete milhões de euros, dos quais 1,1 milhões foram aplicados na última parte do processo.

Segundo a Agência Lusa, apesar de o aterro de Sermonde esgotar a sua capacidade instalada no final de 2012, o sistema agora instalado continuará a ter utilidade para além deste período.

“Os resíduos produzidos pelos 450 mil habitantes de Gaia e Feira vão transformar-se em energia que corresponde a 7% do seu consumo eléctrico. Um mês de consumo eléctrico doméstico é assim criado a partir dos baldes de lixo [existentes nos lares desses munícipes]”, explicou o presidente do conselho de administração da empresa Suldouro, que é responsável pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos recolhidos nos dois municípios.

Em causa está uma técnica que, denominada Ciclo Orgânico de Rankine, já estava em funcionamento no aterro, mas foi agora aumentada com duas novas estruturas que, aproveitando o calor dos gases de escape dos motores de combustão de biogás, o transforma depois em energia eléctrica.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...