Madrid quer renovar toda a iluminação pública com lâmpadas LED



A autarquia de Madrid quer renovar a iluminação pública da cidade e trocar as lâmpadas convencionais por lâmpadas LED. A nova luminária pública não terá qualquer tipo de custo para os habitantes de Madrid, já que a troca será financiada pela Philips, que vai fornecer lâmpadas LED com elevada eficiência energética.

No total vão ser trocadas cerca de 225.000 lâmpadas de iluminação de ruas, parques públicos e monumentos históricos, o que constitui a maior renovação de luminária pública do mundo.

De acordo com a autarca madrilena, Ana Botella, esta vai ser “a maior renovação tecnológica alguma vez feita” em Madrid. A cidade estabeleceu o objectivo de se tornar numa smart city e o projecto de renovação da iluminação pública representa um importante passo para alcançar o objectivo.

As novas lâmpadas não só vão poupar energia – e consequentemente dinheiro – como também reduzir a poluição luminosa e aumentar a vida útil da luminária pública. Estima-se que a novas lâmpadas economizadoras da Philips vão permitir poupar 44% de energia. Quando as lâmpadas forem trocadas vai ser ainda implementado um sistema de controlo que vai permitir às autoridades ajustar a intensidade e a duração das lâmpadas consoante as necessidades, refere o Inhabitat.

Porém, um projecto de troca de lâmpadas com esta escala pode criar bastantes resíduos, mas a autarquia teve também este problema em consideração. As lâmpadas velhas e postes antigos vão ser reciclados pela Ambilamp, uma associação espanhola que recicla todo o tipo de lâmpadas e iluminação.

Foto: nfaraldos / Creative Comoons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...