Minerais de rochas graníticas para ver e apreciar no Museu de Geologia da UTAD
Na próxima segunda-feira, 18, pelas 16h, será inaugurada a exposição “Minerais de rochas graníticas” no Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Trata-se de uma coleção particular de Fernando Guedes Marques, que junta mais de uma centena de amostras recolhidas em território nacional e que serão expostas publicamente pela primeira vez, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, integrada na Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, a exposição “Minerais de rochas graníticas” “é um convite à descoberta da diversidade geológica do Norte e Centro de Portugal”. Foi nas pedreiras dessas regiões que Fernando Guedes Marques, benemérito do Museu de Geologia da UTAD, recolheu uma panóplia de amostras que privilegia a diversidade de formas e de cores dos cristais.
No Norte e Centro de Portugal, as rochas graníticas/ granitóides são as mais abundantes (desde aplitos, cujo grão tem cerca de 1 milímetro, até pegmatitos, cujo grão pode ter vários centímetros) e são constituídas por minerais essenciais como quartzo, feldspato e micas, mas há muitos outros que se lhe podem associar. Alguns podem ter qualidade gema e serem enormes (como o berilo), outros podem ser minerais acessórios, variando desde minerais de elementos críticos (como o zircão e os minerais de lítio) a minerais mais comuns (como turmalina, granada, apatite, fluorite, etc.).
Patente na sala de exposições temporárias do Museu de Geologia da UTAD, esta mostra pode ser visitada gratuitamente até 31 de janeiro de 2025, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 16h30.