Mundial 2014: óleo reciclado será o combustível dos autocarros das selecções
As selecções que participarem no Mundial 2014, que se realizará no Brasil, serão transportadas por autocarros movidos biodiesel feito a partir de óleo reciclado. O projecto está a ser elaborado pela Biotechnos e inclui a implementação de 40 postos produtivos nas cidades-sede da competição.
O combustível terá 80% de diesel comum e 20% de óleo reciclado
A Biotechnos foi selecionada para integrar o Plano de Promoção do Brasil durante o Mundial 2014, tendo garantido a operacionalização do projecto. Segundo a presidente da empresa, Márcia Werle, esta tecnologia foi já usada na Jornada Mundial da Juventude, que em Julho se realizou na praia de Copacabana, Rio de Janeiro.
A Cidade Marvilhosa, aliás, já tem testado este biodiesel nos camiões que recolhem garrafas PET e em, breve, também nos camiões de limpeza urbana.
Segundo explicou Werle à Exame, a iniciativa permite reduzir as emissões de gases poluentes em 60%. “Um litro de óleo contamina 25 mil litros de água”, explica Werle, por isso esta acção ajudará as redes fluviais. Finalmente, cada centro de recolha envolve entre 10 a 15 pessoas, pelo que centenas de postos de trabalho estão garantidos com esta solução.
Para além dos municípios, a Biotechnos tem como parceiros uma ONG, que actua na educação ambiental, e uma cooperativa, que recolhe o óleo em residências e empresas e o transforma em biodiesel.