Nova espécie de enguia elétrica produz choques de 860 volts



Foram descobertas duas novas espécies de enguias elétricas no rio Amazonas, na Amazónia. Uma delas registou uma descarga elétrica de 860 volts, bastante superior ao recorde antes registado por uma enguia (650 volts) e quatro vezes superior à voltagem, por exemplo, de uma tomada elétrica (220 volts).

A descoberta foi feita por biólogos brasileiros em parceria com investigadores do Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian e atesta, segundo os próprios, a riqueza da biodiversidade presente não só no rio Amazonas como na Amazónia como um todo.

“O facto de duas novas espécies terem sido descobertas 250 anos depois da primeira do grupo ter sido descrita é um exemplo da enorme biodiversidade que existe na Amazónia”, indicou o investigador brasileiro Carlos David de Santana.

Durante o estudo, foram analisadas 107 amostras de ADN de várias enguias e encontradas três espécies: a já conhecida Electrophorus electricus, e as novas Electrophorus voltai e Electrophorus varii. Outro resultado foi que a E.voltai é capaz de produzir um choque de 860 volts – ultrapassando os 650 volts previamente registados – “tornando-o o gerador de bioeletricidade mais forte conhecido”, confirma Santana. Ao The New York Times, Santana afirmou que a voltagem não é suficiente para matar um ser humano saudável.

“Não é suficiente para matar uma pessoa. A tomada produz uma corrente constante. O ‘E. voltai’ dá uma descarga alternada. Quando ele descarrega da primeira vez, o choque dura de 1 ou 2 segundos, e ele precisa de um tempo para recarregar”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...