Nova prisão feminina de San Diego confunde-se com um campus universitário moderno (com FOTOS)
Quando entremos na prisão feminina de Las Colinas Detention e na Re-Entry Facility de San Diego, na Califórnia, podemos pensar estar num qualquer campus universitário moderna. Qual a diferença para um complexo prisional tradicional? As mobílias coloridas, janelas enormes e espaços abertos (open space) gigantescos.
O novo design substituiu uma antiga prisão construída nos anos 60 e foi inspirado, de facto, pelos campus universitários. “Queríamos replicar ao máximo, nestas instalações, os desafios e responsabilidades que [as reclusas] irão ter na comunidade exterior”, explicou ao Inhabitat o responsável pelo projecto de reabilitação, Jim Muller.
Desenvolvido pela KMD Architects, a reabilitação substituiu a antiga mobília de aço por cadeiras de plástico, sofás coloridos de tecido e beliches em madeira clara. E a sala de jantar, explica o Inhabitat, parece ter saído dos escritórios do Google ou do Yahoo.
Em vez de celas, as reclusas têm dormitórios abertos, divididos por paredes baixas. As camas têm zonas específicas para armazenar os pertences e uma pequena secretária para cada uma. Lá fora, a relva substitui o pátio de cimento e até há palmeiras.
Os serviços são disponibilizados em diferentes edifícios – dormitórios, edifício médico, sala de jantar, zona de educação e lazer. O novo complexo abriu há um ano e tem recebido críticas muito positivas por parte das reclusas.
[nggallery id=2216 template=greensavers]