O seu filho não gosta de brócolos e couve-flor? A explicação pode estar na própria boca



Muitas vezes as crianças demonstram não gostar de alguns vegetais da família Brassicaceae, nomeadamente, os brócolos, a couve-flor, a couve-de-bruxelas e o repolho. Da próxima vez as quiser pôr de castigo, pense duas vezes, porque a razão pode ser mais do que teimosia: pode estar no microbioma oral.

Um novo estudo da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) sugere que este tipo de vegetais tem um composto denominado “sulfóxido de S-metil-L-cisteína” que, através da atividade das enzimas presentes na planta e das bactérias presentes na saliva de algumas pessoas, produz odores desagradáveis e sulfurosos.

A análise, realizada a 98 pares de pais e crianças dos 6 aos 8 anos, demonstrou que as crianças cuja saliva produzia uma maior quantidade volátil de enxofre, não gostavam destes vegetais crus. No entanto, na idade adulta essa relação não foi observada, o que pode ser justificado pelo facto destes aprenderem a tolerar o sabor com o tempo, explicam os investigadores.

Outra conclusão retirada foi, que os filhos tinham níveis muito semelhantes aos dos pais, provavelmente devido ao facto de terem microbiomas idênticos.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...