Pacto Global para o Ambiente aprovado por maioria na ONU



Com 143 votos a favor e 5 contra, foi aprovado ontem em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o Pacto Global para o Ambiente. O documento, criado com o objectivo de identificar e avaliar onde estão as falhar as leis ambientais internacionais contou com o voto negativo dos Estados Unidos da América.

A resolução agora aprovada em Assembleia Geral pede a António Guterres pulso firme para o panorama ambiental internacional. Na mesma reunião foi pedido ao Secretário Geral da ONU que, até Setembro, entregue um documento que identifique e avalie as possíveis falhas na legislação ambiental em vigor internacionalmente, bem como quais os mecanismos que serão usados para combater estas “falhas”.

Federação Russa, Síria, Turquia e as Filipinas estiveram lado a lado com os Estados Unidos na hora de votar, mostrando um cartão vermelho às intenções da Organização das Nações Unidas. “Quando os organismos internacionais tentam forçar os Estados Unidos a assumir compromissos ambientais vagos, é um sinal claro de que os cidadãos e empresas americanas ficarão presos a um acordo com grandes custos, mas sem benefícios”, defendeu Nikki Haley, embaixador dos EUA.

Posição não defendida pelo embaixador francês François Delattre, que perante a assembleia argumentou que há uma “responsabilidade conjunta de intensificar as nossas ambições de proteger o planeta, ao criar um conjunto de ferramentas apropriadas para o fazer.”

Pacto Global para o Ambiente foi aprovado com 143 votos favoráveis, cinco contra e sete abstenções, com a participação de 193 estados-membros.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...