Portugal é o quarto melhor país ao nível do desempenho climático



Portugal é o quarto país mais bem classificado de uma lista que classifica várias nações pelo seu comportamento em relação às alterações climáticas. Esta é a classificação do décimo Climate Change Performance Index, um índice feito por organizações ambientalistas internacionais que avalia o comportamento de 58 países responsáveis por mais de 90% das emissões de CO2 associadas à produção de energia.

No topo dos mais bem classificados da lista deste ano está a Dinamarca (que lidera o ranking há três anos consecutivos), seguida pela Suécia e Reino Unido. No final do ranking surge a Austrália e a Arábia Saudita.

O Climate Change Performance Index foi apresentado esta segunda-feira durante a conferência anual das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, que decorre em Lima, no Peru. A lista foi elaborada pela GermamWatch e pela Rede Europeia de Acção Climática, da qual faze parte várias organizações, entre as quais a Quercus.

Portugal mantém este ano a classificação alcançada em 2013, com uma nota de 67 numa escala de 100. Há três anos o país estava no 14º lugar do ranking. Um dos factores que mais contribuiu para a boa classificação de Portugal foi a redução das emissões de CO2 a um ritmo superior à queda do PIB. Quando uma economia abranda, as emissões de gases tendem também a abrandar e uma redução a um ritmo superior indica que há factores para além da contracção económica que estão a contribuir para um melhor desempenho ambiental.

De salientar ainda que os três primeiros lugares do ranking, que corresponderiam a países com um desempenho “muito bom” no que toca ao desempenho climático, não estão ocupados. Assim, teoricamente, Portugal está na sétima posição. Os responsáveis pela lista consideram que nenhum país está a fazer o suficiente para merecer um lugar no pódio.

Para a elaboração da lista as organizações tiveram em conta as emissões de CO2 (tanto o valor absoluto como a sua evolução), as políticas ambientais nacionais, nomeadamente no que concerne às energias renováveis, e as posições internacionais de cada país nesta matéria.

Foto: pmarquesbird / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...