Português pôs 51 mil brasileiros a doar órgãos (com VÍDEO)
O publicitário português João Coutinho criou uma campanha que apela aos fãs do Sport Clube Recife, clube de futebol da cidade homónima, a serem doadores de órgãos. A campanha chama-se Immortal Fãs, foi criada para apelar aos adeptos do clube para serem os primeiros fãs imortais. Como? Doando órgãos e, assim, “continuarem vivos”.
Apesar da linguagem publicitária e que apela à clubite, a verdade é que a campanha foi um enorme sucesso em todo o Brasil, chegando a notícia a outras partes do globo.
Hoje, no Brasil, a maior dificuldade no processo de doação é o “sim” da família, explica Karina Monteiro, do Centro de Doação do Recife.
A campanha atingiu números impressionantes: 51 mil fãs do Sport declararam-se doadores de órgãos – este número é superior ao número de espectadores próprio estádio do Sport, o Ilha do Retiro. Em Recife, o número de doadores de órgãos aumentou 54% num único ano, batendo todos os recordes anteriores.
Os adeptos do Sport são alguns dos mais fanáticos do Brasil. Agora, eles estão a permitir que a lista de pessoas à espera de um transplante de órgão se aproxime do zero, no Recife.
A campanha foi desenvolvida pela agência de publicidade Ogilvy Brasil, de São Paulo, e já ganhou um prémio internacional – Clio de Prata. É também uma das favoritas para ganhar um Leão no conceituado Festival de Publicidade de Cannes, que se realiza em Junho na cidade francesa.
Esta é uma excelente forma de perceber como a criatividade pode ajudar à mudança de mentalidades. Veja um vídeo da campanha.