Qual a cidade que mais pedala?
As cidades dos Países Baixos podem ser das comunidades europeias que mais pedalam devido à grande tradição do uso dos velocípedes neste país. Mas estes quilómetros não são contabilizados. Para saber qual a cidade europeia que mais pedala – e também para incentivar ao maior uso da bicicleta – a Comissão Europeia volta a lançar este ano o maior desafio de ciclismo urbano.
Chama-se European Cycling Challenge e a edição deste ano será a quarta. O propósito do desafio é contabilizar a distância percorrida de bicicleta por habitantes de cada cidade ou área metropolitana que adira ou desafio. Na edição de 2015 apenas o Barreiro e a Comunidade Intermunicipal do Algarve aderiram ao European Cycling Challenge.
As regras de participação mantêm-se nesta edição: depois de cada cidade se inscrever oficialmente com uma equipa, qualquer habitante poderá juntar-se à competição. O mesmo é válido para ciclistas que, embora não habitem na cidade, se desloquem a estas cidades por diversos motivos. A edição deste ano arranca em Maio – tendo a duração de um mês – e já estão inscritas 33 cidades e áreas metropolitanas.
Para contabilizar os quilómetros pedalados, os participantes vão ter ao seu dispor uma aplicação gratuita para smartphone. Podem ser contabilizadas qualquer tipo de viagens feitas com bicicleta, com excepção das que estão enquadradas em actividades desportivas.
No final do desafio são contabilizados dois tipos de vencedores: a cidade que pedalou a maior distância total e a cidade com o melhor rácio de quilómetros pedalados por habitante. Aquando do término do desafio, as cidades envolvidas podem solicitar os dados anónimos gerados pelas viagens dos participantes. Os responsáveis europeus consideram que desta forma a informação poderá contribuir para o planeamento da mobilidade em cada cidade.
Na edição de 2014 a cidade vencedora foi Varsóvia, na Polónia. No desafio do último ano participaram 32 cidades, com um total de 17.000 participantes, que pedalaram 1,5 milhões de quilómetros, o que equivale a 40 voltas ao mundo. No total evitou-se a emissão de 183 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.
Foto: frency_86m / Creative Commons