Dez sugestões para reduzir a sua pegada ambiental
O Dia da Terra é uma chamada global para a importância de preservamos o planeta. Dependemos dele para viver, e ele depende de nós para o mantermos com saúde. Este dia pode ser uma oportunidade para repensar os seus hábitos e inspirar-se a adquirir novos, mais amigos do ambiente.
Damos-lhe dez sugestões para reduzir a sua pegada ambiental:
Quando fizer pequenas encomendas, e se tiver esta opção, opte pelas entrega num posto pickup perto da sua casa.
Utilize sempre sacos e embalagens reutilizáveis nas compras – isto aplica-se tanto no momento em que compra algo a granel (por exemplo, frutos secos), como no momento de levar as compras para casa.
Reformule a sua dieta alimentar e comece a preparar mais refeições com ingredientes de origem vegetal. Para os mais difíceis “de conquistar”, já existem várias opções que substituem a carne e que mantêm o aspeto idêntico.
Faça a reciclagem de todos os seus resíduos – existem caixotes e locais de entrega para todos eles. No caso dos resíduos verdes, porque não começar a fazer compostagem? Já não há desculpas: existem caixotes e formas de compostar em todo o tipo de habitações.
Seja um cidadão ativo – Apoie Iniciativas de Cidadania Europeia e participe em ações de sensibilização ambiental ou organize você mesmo uma.
Comece a perceber que produtos está a comprar. Qual é a sua origem, de que materiais são feitos, qual é o seu ciclo de vida, se têm alguma certificação ambiental e social – tudo isto tem impacto no amanhã, já que o futuro somos nós que o construímos.
Comece a deslocar-se de forma mais sustentável – se o seu destino for perto, vá a pé, de bicicleta ou de trotinete. Se a distância for maior, perceba se existem transportes públicos para o local onde se dirige. Em último caso, faça a mudança em casa e aposte num veículo elétrico. Se vai viajar de avião e tem de escolher com que companhia viajar, informe-se dos projetos apoiados ou iniciativas ambientais tomadas pela mesma para reduzir e/ou compensar as suas emissões.
Aposte na moda sustentável – Compre menos roupa, e quando comprar, dê prioridade a roupa em segunda mão, a lojas locais e a marcas que respeitem o ambiente e as pessoas.
Dê o próximo passo e adira às energias renováveis.
Na hora das limpezas, escolha produtos ecológicos e sustentáveis. Pode também experimentar fazer os seus próprios em casa.