“The Good Bottle”: a primeira garrafa portuguesa 100% compostável
Vem aí a “The Good Bottle”, a primeira garrafa portuguesa 100% compostável. O projeto pioneiro resulta de uma parceria entre a Sociedade da Água de Monchique, a Fundação Mirpuri e a Universidade do Minho.
A Água de Monchique vai ser a primeira a trazer ao mercado nacional esta garrafa de água amiga do ambiente, composta por algas, que se degrada sem poluir o Planeta. E não é necessário preocupar-se com a tampa, dado que tem a mesma composição que o resto da embalagem.
De acordo com a Água de Monchique, a The Good Bottle “é um produto composto por uma base polimérica compostável em ambiente doméstico, e na sua composição contém algas que durante a degradação da garrafa servem de alimento para espécies marinhas. Apresenta uma taxa de biodegradabilidade de 74%, ao final de 45 dias, e em condições de compostagem controlada, e de 90% até 12 meses, dependendo das condições a que está exposta”.
Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique, afirma em comunicado: “Esta parceria estava destinada a acontecer. Ficamos muito honrados com o convite para integrarmos este projeto que acreditamos que vai mudar o paradigma da embalagem e ajudar a tornar o mundo melhor. É um orgulho vermos a nossa Água Monchique ser o primeiro produto no mundo a ser embalado na “The Good Bottle”.
A Fundação Mirpuri iniciou em 2018 o protocolo com a Universidade do Minho, através da Interface Fibrenamics, no intuito de criar um programa de investigação e desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis alternativas às de plástico.
“Esta é uma iniciativa pioneira e inovadora, que pretende liderar a mudança necessária, inspirando os mais diversos setores a oferecerem ao consumidor escolhas cada vez mais responsáveis e que não ameacem a sobrevivência das gerações futuras”, acrescenta Paulo Mirpuri, Presidente da Fundação Mirpuri.
Ainda não existem informações relativamente à venda da “The Good Bottle” no mercado.
Ver esta publicação no Instagram
partilhada por Água Monchique (@aguamonchique)