Tubarão raríssimo encontrado na costa das Filipinas (com FOTOS)
O corpo de um tubarão-boca-grande, animal raríssimo, foi descoberto por pescadores das Filipinas, de acordo com a CBS News. O animal estava já morto quando deu à costa, numa praia que fica entre as províncias de Albay e Masbate, e foi imediatamente investigado por cientistas e investigadores marinhos, que raramente conseguem ter contacto com um animal deste género.
Com 4,5 metros de comprimento, o animal morreu de causa indeterminada e será agora alvo de observação por parte da comunidade científica. “Não conhecemos quase nada sobre [o tubarão-cabeça-grande]. Ele só foi descoberto em 1976 e só é visto quando dá à costa ou, eventualmente, é pescado acidentalmente”, explicou ao Washington Post Christopher Bird, que estuda tubarões na Universidade de Southampton, Inglaterra.
Os tubarões-cabeça-grande podem chegar aos 5,2 metros e viver cerca de 100 anos. Passam a maior parte da vida nas profundezas do mar, alimentando-se de camarões, plâncton e crustáceos. De acordo com o Washington Post, as suas mandíbulas gigantes podem ter até 50 filas de dentes – algumas delas funcionam como um filtro que empurra a comida para dentro sem que a água entre.
Desde que foi descoberto, em 1976, apenas 66 tubarões-cabeça-grande foram vistos – e um número mais reduzido foi apanhado.
[nggallery id=1492 template=greensavers]