Vacina contra as DST pode salvar coalas da extinção
Quando se pensa em factores que propiciam a extinção de espécies, a destruição de habitat, alterações climáticas e caça furtiva são os mais prováveis. Os coalas são pequenos mamíferos marsupiais endémicos da Austrália que estão ameaçados de extinção. Mas, surpreendentemente, nenhum dos factores mencionados acima é a principal ameaça dos coalas. Entre outros problemas, a espécie está a ser ameaçada pela clamídia.
A clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia tracjomatis. A clamídia dos coalas – diferente da que afecta a espécie humana – pode provocar cegueira e infertilidade na espécie, o que contribui para piorar o declínio das populações. Nos últimos dez anos, as populações de coalas diminuíram cerca de 80%, de acordo com uma investigação da BBC e, em 2012, o Governo australiano colocou os coalas na lista de animais ameaçados.
Os cientistas australianos estão agora a trabalhar numa solução, através do desenvolvimento de uma vacina. Num período experimental de cinco anos, os investigadores observaram 30 coalas vacinados e compararam-nos com 30 coalas não vacinados. As conclusões revelam que os coalas vacinados, mesmo o que já estavam infectados antes da injecção, estavam muito melhor que os coalas não vacinados. Tudo indica que a vacina alivia os sintomas no caso dos coalas infectados.
Actualmente, os coalas infectados são tratados com antibióticos e a vacina parece ser uma alternativa terapêutica melhor. Para que os coalas possam ser tratados com antibióticos têm de ser capturados e mantidos em hospitais sobrelotados durante meses. Estes locais nem sempre conseguem dar a atenção necessária aos animais e muitos acabam por ficar gravemente doentes e têm de ser abatidos, escreve o Tree Hugger.
Embora a vacina contra a clamídia seja bastante promissora existem outros factores que estão a matar os coalas que precisam de ser travados. Muitos destes pequenos animais são atropelados ou perseguidos por cães e as cidades em expansão estão a destruir o seu habitat. Adicionalmente, os coalas são ainda afectados por um vírus semelhante ao VIH.
Foto: Seo paslaugos / Creative Commons