Vulcão indonésio Sinabung entrou em erupção e expeliu cinzas a 4.500 metros de altura



O vulcão indonésio Sinabung entrou em erupção esta segunda-feira e expeliu uma nuvem de cinzas de cerca de 4.500 metros de altura que caiu sobre várias das populações existentes na encosta da montanha, relatam as autoridades.

Não foi relatada até agora nenhuma morte, indicou o Centro Indonésio de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos num comunicado, que recomenda estabelecer um perímetro de segurança de até 5 quilómetros ao redor da cratera devido ao risco de uma erupção magmática.

A cinza expelida pelo vulcão, no norte da ilha indonésia de Sumatra, atingiu populações a até 20 quilómetros de distância.

A erupção, precedida de outra durante o fim de semana que expeliu cinzas de até 1.000 metros de altura e obrigou a emissão de um alerta de vôo pelas autoridades aéreas para evitar o tráfego sobre a cratera, aconteceu por volta das 10h da manhã hora local (03:00 GMT).

As erupções intermitentes do Sinabung, de 2.460 metros de altura e uma das mais ativas do país, causaram 16 mortes em 2014 e sete em 2016, embora nunca tenham ultrapassado a nota 3 (numa escala de 8) do Índice de explosividade vulcânica.

O arquipélago indonésio fica dentro do chamado “Círculo de Fogo” do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica com 127 vulcões ativos e que é sacudida por milhares de tremores por ano, a maioria deles de pequena magnitude.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...