Barcelona: carros com mais de 20 anos proibidos de circular na cidade



A partir de 1 de Janeiro de 2019, a vida para os automobilistas com carros com mais de 20 anos a circular pelas ruas de Barcelona ficará um pouco mais limitada. Durante a semana estes veículos passam a estar proibidos de circular por Barcelona, com o objectivo de diminuir as emissões poluentes na cidade em cerca de 30%.

A medida colhe o apoio das autoridades locais, bem como do governo da Catalunha, e irá proibir a circulação de carros com registo anterior a Janeiro de 1997 e a carrinhas antecedentes a Outubro de 1994 durante os dias de semana.

Embora a medida só passe do papel para a realidade em 2019, no início de Dezembro do presente ano, os veículos com mais de duas décadas já ficarão banidos de entrar na cidade em alturas críticas de poluição atmosférica.

Segundo dados das autoridades locais, cerca de 106 mil carros serão afectados pela implementação desta iniciativa, qualquer coisa com 7% dos carros que diariamente circulam pelas ruas da cidade apaixonada por Gaudí.

“O nosso objectivo é reduzir as emissões poluentes na cidade em cerca de 10% nos próximos cinco anos, para gradualmente alcançar os níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Queremos também adoptar mais medidas ambientais, para alcançar com sucesso as metas definidas pela UE ainda antes de 2020”, anunciaram as entidades locais.

Anualmente, a má qualidade do ar em Barcelona já é responsável pela morte prematura de 3500 pessoas. Os responsáveis pelo pelouro da mobilidade, anunciaram também a gratuitidade nos transportes públicos para quem deixar o carro em casa nas deslocações diárias para a cidade.

Foto: Belinda Fewings / via Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...