16.000 rachas encontradas em dois reactores nucleares belgas



Cerca de 16.000 rachas ou fendas foram encontradas em apenas dois reactores nucleares belgas, uma descoberta que está a alarmar as instalações de energia nuclear em todo o mundo. Segundo o The Ecologist, as fendas foram descobertas num vaso de pressão do reactor de aço no Doel 3 e Tihange 2, ambos na Bélgica.

Os vasos contêm núcleos altamente radioactivos e um eventual erro pode resultar num acidente nuclear catastrófico, envolvendo uma libertação massiva de radiação. Segundo os professores e cientistas Walter Bogaerts e Digby MacDonald, estas fendas podem estar relacionadas com a corrosão normal da operação – e as eventuais consequências são alarmantes.

“As consequências podem ser muito severas… como fracturar o vaso de pressão ou um acidente com o refrigerador. Isto poderá ser uma libertação antes de um cenário de quebra”, explicou MacDonald aos media belgas. “O meu conselho é que todos os operadores de reactores, guiados pelas comissões regulatórias, possam fazer uma pesquisa ultrassónica a todos os vasos de pressão. Todos”, concluiu.

Segundo Bogaerts, os aspectos ligados à corrosão têm sido “subestimados” pelas equipas de segurança e que outros reactores nucleares globais poderão sofrer do mesmo problema. Assim, Jan Bens, director-geral da Federal Agency for Nuclear Control, regulador da energia nuclear, avisou que a única solução passa por inspeccionar todos os 430 reactores nucleares mundiais, para perceber se existem fendas idênticas.

Foto: Craig Hagan / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...