2010 poderá ser o ano mais quente de sempre



Esta não é uma notícia que faça propriamente muito sentido numa altura em que Portugal passa por uma das maiores vagas de frio dos últimos anos, mas a verdade é que segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), este será – globalmente – o terceiro ano mais quente desde 1850.

Mais quentes que 2010, nos últimos 160 anos, só mesmo 1998 e 2005. Recorde-se que apenas se começaram a fazer medições fiáveis por termómetros a partir de 1850, pelo que estes dados poderão ser ainda mais relevantes.

Mais: estes dados são apenas referentes a um período entre Janeiro e Outubro, pelo que 2010 poderá ainda ser o ano mais quente desde que existem registos. O relatório final da OMM será tornado público em Março de 2011.

A temperatura global está 0,55 graus célsius acima da média de 1961-1990, para os mesmos dez meses. Ainda de acordo com a OMM, a década de 2001-2010 será a mais quente de sempre desde 1850.

“A tendência é de um aquecimento muito significativo. Estes são os factos. Se nada for feito, as temperaturas vão subir mais e mais”, explicou à Reuters o director da OMM, Michel Jarraud.

“Há uma significativa possibilidade de que 2010 seja o ano mais quente [de sempre]”, continuou o responsável.

De acordo com a OMM, este aquecimento da última década foi sobretudo sentido em África, Ásia e Árctico. Tendo em conta o ano de 2010, os termómetros subiram mais no Canadá, Gronelândia e na faixa desde o Norte de África até ao Sul da Ásia.

Curiosamente, em algumas regiões do mundo, como o Norte da Europa, Reino Unido, Alemanha, França e até Portugal, este ano foi mais frio que o normal. E mais chuvoso.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...