Como Paris se prepara para uma inundação histórica (com FOTOS)



Na segunda-feira, Paris começou a preparar-se para uma inundação similar à que ocorreu na cidade em 1910, um simulacro que tem como pano de fundo o medo das autoridades numa possível – ou provável – tragédia dessa magnitude.

Os exercícios serão diários, pressupõem o aumento do nível do Sena em 50 centímetros diários e vão decorrer durante 10 dias. Irão participar neste mega-simulacro um total de 900 profissionais ligados à Protecção Civil, 150 polícias, 20 veículos pesados e quatro helicópteros, segundo o Euronews.

Em 1910, as violentas chuvas Invernais levaram o rio Sena a inundar a capital francesa e várias comunidades dos subúrbios. Então, as cheias superaram os oito metros de altura, num total de 500 quilómetros quadrados de território alagado e vários milhões de habitantes afectados pelo fenómeno.

Conhecida pela Grande Cheia do Sena, a inundação provocou €1,3 mil milhões de prejuízos, à moeda actual.

Baptizados de Operação Sequana, os exercícios de evacuação estão a ser coordenados pelo Instituto de Ordenamento Territorial e Urbanismo e deverão simular como ficará Paris em causa de grande inundação.

Cerca de 90 instituições e empresas foram também chamadas para cooperar com o “salvamento” de Paris, a sua periferia e quatro outros departamentos urbanos franceses. Apesar das graves consequências financeiras da cheia, as águas subiram lentamente durante dez dias, o que permitiu à população proteger-se em segurança. A cidade demorou 35 dias a ultrapassar a inundação.

Fotos: Assemblee Nationale / Wikimedia Commons

[nggallery id=2846 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...