Os homens que recolhem os minerais raros que fazem funcionar os nossos iPhone



Num canto esquecido da República Democrática do Congo, perto da fronteira com o Ruanda, Uganda e Burundi, esconde-se o mineral raro que permite parte do estilo de vida glamouroso do século XXI: os nossos iPhone e outros gadgets e smartphones.

Para que este mineral raro, columbite-tantalita, chegue até às mãos dos fabricantes, ele tem de ser extraído por mineiros que trabalham em condições horríveis, com picaretas, panelas e sem a ajuda de luvas.

Este mineral é o componente mágico que controla o fluxo de energia dos iPhone ou Samsung Galaxy, por exemplo, mas os homens que o puxam da terra trabalham em condições realmente inumanas em minas controladas, quase sempre, por milícias, em zonas de conflito.

Um exemplo é a mina de Luwow, onde o Roland Hoskins, do Mail Online, fotografou centenas de trabalhadores num local que nos remete para a corrido ao ouro do século XIX e que tem jornadas de 12 horas de trabalho.

O mineral raro – columbite-tantalita ou coltan – é colocado em sacos de arroz forrados de plástico e carregados nos ombros e cabeças até uma eclusa onde a rocha e areia é passada por vários litros de água. Filtrado à mão, o mineral é atirado para o fundo com as lavagens. Um método do passado e condições de trabalho há muito criticadas: um salário de €2,7 por dia para cada trabalhador, incluindo crianças de dez anos.

Quando refinado, o coltan transforam-se em tântalo metálico, um pó resistente ao calor que pode conter uma carga elétrica alta, crucial para as placas de circuito em miniatura que alimentam os nossos smartphones, computadores portáteis e outros gadgets de alta tecnologia.

A mia de Luwow é um dos poucos locais do mundo onde este mineral raro pode ser encontrado – e também, uma das poucas minas do Congo patrulhadas pelas Nações Unidas e não por milícias.

[nggallery id=2357 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...