Suécia: usar a madeira para reduzir pegada carbónica



A cidade de Örebro, na Suécia, encomendou ao atelier C.F. Møller Architects a integração de um bairro – que se quer – visionário e que consiste unicamente em edifícios de madeira. Um dos objectivos do quarteirão é chamar turistas e ser um motivo para que estes cheguem cada vez em maior número à cidade; outro dos objectivos é mostrar como a madeira como material de construção que pode baixar o consumo de energia e a pegada carbónica da cidade.

Para além de dar um feeling orgânico à cidade, o bairro – que será residencial – o bairro terá uma abundante vegetação e ligação ao parque público de Ängen, que também é vizinho.

Criado em colaboração com a Slättö Förvaltning, a Cidade de Madeira de Örnsro terá 18.000 metros quadrados de unidades residenciais, praças e outras estruturas destinadas a encontros sociais, comunitários e de lazer.

Segundo o Inhabitat, os edifícios terão diferentes tamanhos, para aumentar o seu interesse visual, e os residentes e visitantes serão encorajados a andar ou pedalar pelo bairro. “Queremos criar um quarteirão urbano em que as qualidades sociais e urbanas interagem com as estruturas orgânicas do parque”, explicou Ola Jonsson, arquitecto do projecto e colaborador da C.F. Møller.

“Para nós, é uma escolha óbvia escolher madeira maciça como estrutura e fachadas também em madeira. Para além de contribuir positivamente para o ambiente, a madeira dá-nos novas oportunidades para criar arquitectura inovadora e que cria valor”, concluiu Ola.

[nggallery id=3068 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...