Aprendizagem computacional em engenharia: o futuro está aí



A Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) acaba de lançar a obra Aprendizagem Computacional em Engenharia, da autoria das docentes e investigadoras Catarina Silva e Bernardete Ribeiro.

O livro permite que engenheiros possam usar técnicas de aprendizagem computacional para desenvolver soluções que promovam ou melhorem a produtividade nos vários domínios. A obra aborda diversos temas, que vão desde as abordagens conexionistas, técnicas de aprendizagem por aglomeração de dados, lógica difusa e métodos de computação evolucionária, entre outros, tendo sempre em mente a utilização das técnicas de uma forma rápida e eficiente, sem descurar, no entanto, o rigor que o assunto merece.

Segundo as autoras, “hoje em dia a utilização de algoritmos de aprendizagem computacional está completamente disseminada nas mais variadas tarefas de engenharia. Na realidade, a maioria dos verdadeiros utilizadores de algoritmos de aprendizagem computacional não são peritos em Engenharia Informática, Ciências da Computação, ou em Matemática. São profissionais, muitas vezes engenheiros de outras áreas, como a Engenharia Civil ou a Engenharia Electrotécnica, que pretendem tirar o maior proveito dos algoritmos de aprendizagem para resolver problemas reais, a que os algoritmos mais tradicionais não conseguem responder completamente.”

Por isso, esta obra “dá um passo no sentido de que engenheiros possam usar as técnicas da aprendizagem computacional para desenvolver soluções que promovam ou melhorem a produtividade nos vários domínios. A aprendizagem computacional permite não só a identificação de conceitos a partir dos dados, mas pode também vir a interagir com ferramentas computacionais já existentes apoiando assim a engenharia nas suas diversas vertentes”, explicam as autoras.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...