Philips vai acabar com as embalagens de plástico na iluminação até 2021



A Signify – fabricante da Philips – vai embalar os produtos com materiais reciclados derivados de papel, poupando mais de 2.500 toneladas de plástico e 6 mil toneladas de CO2 por ano.

Anualmente oito milhões de toneladas de plástico vão parar ao oceano, e a consciêncialização desse fenómeno na sociedade tem vindo a alterar a forma como as pessoas consomem e a forma como a indústria fabrica e vende os seus produtos.

A Signify é a empresa líder mundial de iluminação e fabricante da Philips, e compromete-se agora com um objetivo até 2021: acabar com o plástico nas embalagens de produtos de iluminação de consumo. A empresa foi classificada como Líder da Indústria pela terceira vez, no Dow Jones Sustainability Index, e esta ação provém do seu programa de sustentabilidade “ Brighter Lives, Better World”, através do qual querem alcançar a neutralidade de carbono global.

De momento, as suas embalagens contêm 80% de papel reciclado e materiais virgens de fontes renováveis certificadas. Nicola Kimm, diretora do departamento de sustentabilidade, afirma que a dificuldade agora, ao eliminar todo o plástico, era “manter a visibilidade do produto na embalagem, dado que o consumidor quer sempre ver o que vai comprar”, porém, após vários testes e experiências, a empresa pôde finalmente por esta meta em ação. “Mesmo numa altura de instabilidade financeira devido à pandemia, a empresa tinha de atuar neste sentido.”

As embalagens vão passar a ser feitas de materiais reciclados derivados de papel, e vão passar a ter um tamanho reduzido. Uma embalagem de lâmpada LED que media 87 mm, passa a medir 72 mm. Assim, a Signify vai poupar 2.500 toneladas de plástico por ano, o equivalente a 125 milhões de garrafas PET e aproximadamente a distância de ida e volta de Lisboa a Kiev. Além disso, vai reduzir 6 mil toneladas das emissões de dióxido de carbono (CO2), anteriormente gastas em materiais e no transporte.

Eric Rondolat, CEO da Signify, explica “O desperdício de plástico tem um impacto muito negativo no nosso planeta e na sua biodiversidade e por isso decidimos assumir um papel de liderança e começar a usar alternativas sem plástico.”

Na Europa esta meta vai ser atingida mais cedo, até ao fim de 2020. Nos meses de junho e julho, países como a Alemanha e a Áustria já vão ter estes produtos no mercado, e em setembro os restantes, inclusive Portugal. Na Austrália e na Nova Zelândia a empresa já substituiu as embalagens plásticas de blisters das lâmpadas LED e a mudança foi recebida de forma muito positiva, aumentando as vendas.

 





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