E se as ilhas sobrevivessem ao aumento do nível do mar? Um novo estudo aponta que é possível



As alterações climáticas estão a causar mudanças no Planeta todos os dias, e uma das que mais preocupa as comunidades é o aumento do nível do mar e a destruição consequente das zonas costeiras e das ilhas.

Um estudo publicado na Science Advances, coordenado pela Universidade de Plymouth no Reino Unido e composto por investigadores da Universidade de Auckland (Nova Zelândia) e da Universidade Simon Fraser (Canadá) sugere que as ilhas de atol podem se adaptar de forma natural à subida do nível do mar, sobrevivendo assim ao fenómeno. Os atóis são ilhas formadas numa estrutura de recifes de coral, compostas por areia ou cascalho.

Os cientistas utilizaram um modelo físico em escala da Ilha de Fatato, parte do Atol Funafuti em Tuvalu, para simular o aumento de 0,75 metros do nível do mar, o aumento médio global previsto para 2100. Após várias experiências, e três cenários de modelagem numérica, concluíram que o cimo da ilha subia com o aumento das águas e que os sedimentos da praia passavam para a superfície.

Paul Kench, da Universidade Simon Fraser, explica: “O modelo aponta uma mudança radical na nossa capacidade de simular respostas para o futuro(…) O desaparecimento das ilhas nas próximas décadas a nível universal não é inevitável. E compreender como as ilhas mudarão fisicamente devido ao aumento do nível do mar oferece opções alternativas para as comunidades lidarem com as consequências das alterações climáticas. (…) Não existe uma estratégia única para todos que seja viável para todas as comunidades insulares – mas nem todas as ilhas estão condenadas.”

Estudos anteriores já tinham alertado para o possível desaparecimento de ilhas de atol como as Maldivas e Tuvalu.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...