Ar condicionado portátil? É melhor não. Damos-lhe algumas alternativas



Com um verão marcado pelas altas temperaturas em todo o país, os portugueses começam a recorrer a aparelhos para arrefecer o ar em casa, como ventoinhas e ar condicionado (AC).

Segundo a Quercus, prevê-se que em 2030 o consumo de eletricidade pela utilização do ar condicionado cresça de 40 TWh para 62 TWh na União Europeia, com o aumento destes aparelhos nas habitações.

Os aparelhos de AC portáteis tornaram-se uma opção para muitos cidadãos, pela maior facilidade de instalação e pelo custo reduzido na hora de compra. Embora pareçam mais baratos, estes aparelhos portáteis gastam muita energia.

A Associação alerta para o facto destas unidades terem um grande impacto no ambiente, cuja quantidade existente na Europa, equivale a 200 mil voos Bruxelas-Nova Iorque.

Damos-lhe algumas sugestões para ultrapassar os dias de calor, sem recorrer aos AC portáteis.

  • Opte por instalar um aparelho de ar condicionado com um profissional, tendo atenção à etiqueta energética e preferindo fluidos refrigerantes com baixo impacte climático, como aconselha a Quercus;
  • Isole as paredes da casa, de modo a evitar a entrada de calor/frio da rua;
  • Substitua as suas janelas por janelas eficientes, que contribuem para o isolamento térmico;
  • Compre e instale um toldo, vai proteger a habitação no horário de maior calor;
  • Feche os estores e abra apenas as janelas durante os períodos mais frescos do dia, ou seja, no ínicio da manhã ou à noite, após o pôr do sol.




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...