Dia do Rinoceronte: Jardim Zoológico divulga reintrodução da Shibula, um Rinoceronte-negro que esteve no parque



Hoje celebra-se em todo o mundo o Dia do Rinoceronte, e de forma a assinalar a efeméride, o Jardim Zoológico lança o terceiro conto do projeto “Contos do Zoo”.

“A Viagem de Shibula” dá a conhecer um dos primeiros programas de conservação desenvolvidos pelo parque, em que um dos mais antigos funcionários do Jardim Zoológico teve de levar um Rinoceronte-negro (de nome Shibula) para o seu habitat natural, em África. A viagem realizada em 1991 durou 15 dias, entre o navio que os levou até ao Continente Africano e um avião até ao destino final. Um conjunto de desafios bem-sucedidos que resultaram numa descendência de 11 novos animais.

Fique a conhecer em primeira mão as histórias, os nomes, as dificuldades e as conquistas que estão por detrás da conservação das diferentes espécies, através do canal YouTube do Zoo.

Os “Contos do Zoo” são um conjunto de obras escritas, ilustradas e contadas pelo Jardim Zoológico, baseadas em factos reais, que pretendem dar a conhecer de forma cativante as histórias que estão por trás dos projetos de conservação do parque, sensibilizando os leitores para a importância dos zoos na conservação das espécies.

Conhecem-se cinco espécies de rinoceronte em todo o mundo, distribuídas entre África e Ásia. O Rinoceronte-negro é uma das espécies africanas, e está classificada como Criticamente em Perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Ações de reintrodução como esta são essenciais para o crescimento da sua população, que é gravemente prejudicada pela caça furtiva e pelo comércio ilegal de chifres.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...