Polvo junta-se a cardumes de peixes para caçar os seus alimentos favoritos comuns
Algumas espécies de polvo e de peixe parecem partilhar a liderança quando caçam presas em conjunto, de acordo com um artigo publicado na Nature Ecology & Evolution. As descobertas alargam o nosso conhecimento sobre a sofisticada vida social inter-espécies dos polvos e dos peixes.
Os polvos, que são frequentemente considerados animais solitários, têm sido observados a caçar em grupos com diferentes espécies de peixes – incluindo várias peixes-cabra e garoupas – para partilhar presas como moluscos e crustáceos.
Observações anteriores destes grupos sugeriam que o polvo liderava a caça, enquanto os peixes normalmente o seguiam. Foram sugeridas interações de grupo mais complexas entre polvos e peixes, mas estas são difíceis de documentar.
Eduardo Sampaio e colegas seguiram grupos de caça de polvos e peixes durante expedições de mergulho no Mar Vermelho. Observaram grupos de caça constituídos por polvos de um dia e diferentes espécies de peixes, incluindo peixes-cabra e garoupas de ponta negra, num total de 13 grupos.
Depois de recolherem e analisarem dados de 120 horas de mergulhos subaquáticos, os autores referem que a liderança é partilhada entre grupos para diferentes tipos de decisões. Por exemplo, o peixe-cabra especializou-se na exploração do ambiente – decidindo para onde o grupo de caça se desloca – enquanto o polvo decidiu se e quando a deslocação seria feita.
Este esforço conjunto leva a um maior sucesso na caça em comparação com o polvo ou o peixe que atua sozinho, dependendo da composição do grupo. Sampaio e colegas também observaram mecanismos de controlo agressivo entre os membros do grupo, incluindo peixes que se deslocam para outros, lançando-se em direção a eles, e polvos que deslocam peixes para áreas exteriores do grupo, dando-lhes murros.
Os autores referem que, embora se conheçam outros tipos de grupos de caça de espécies mistas – como os grupos de texugos e coiotes, de aves mistas e de moreias e garoupas – estes parecem ser menos flexíveis na utilização de informação social para mudar de estratégia do que os grupos de caça polvo-peixe.