Alemanha vai construir o maior posto de carregamento eléctrico do mundo

Holanda, Alemanha, França e Noruega são alguns dos países que já anunciaram o fim dos carros a gasolina e gasóleo para os próximos anos (em alguns casos já em 2025). E porque há cada vez mais carros eléctricos a circular, nada mais natural que as estações de serviço também comecem rapidamente a mudar. Por isso não é de estranhar que uma empresa alemã já tenha planos para construir o que será “o maior posto de carregamento rápido de veículos eléctricos (PRC) do mundo”.

De acordo com notícias recentes, este posto será instalado na movimentada auto-estrada A8 na Alemanha, entre as cidades de Ulm e Augsburg, e apresentará 144 portas de carregamento, permitindo que mais de 4000 carros sejam carregados num único dia. E 24 das 144 portas de carregamento poderão ter capacidade de carga de 350 kW (kW), o que supera o “super-carregador” Tesla com uma capacidade de cerca de 150 kW.

Sortimo, a empresa responsável pelo projecto, diz que o Innovationspark Zusmarshausen (nome previsto para este PRC) poderá oferecer economias de 29,5 milhões de litros de combustível e poupar quase 60 mil toneladas métricas de dióxido de carbono por ano. Mas não é tudo. Este posto do futuro, poderá ter escritórios, lojas e restaurantes, e o comunicado de imprensa revela terá uma arquitectura amiga do ambiente, com telhados verdes e prevendo que o abastecimento de energia seja feito com recurso a energias renováveis. Segundo a Sortimo, a energia solar pode ser armazenada na estação e utilizada durante os horários de pico “em redes de empresas vizinhas e casas particulares”. 

Com apoio do Ministério dos Transportes, tudo indica que o projecto seja construído já no próximo ano.

Foto: divulgação

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php