Artistas do Boom Festival vão criar peças a partir de rolhas recicladas



Cerca de 800 artistas que estarão presentes no Boom Festival [na foto], o evento de cultura alternativa que decorre em Idanha-a-Nova entre 28 de Julho e 4 de Agosto, vão criar peças com rolhas de cortiça recicladas. As peças estarão expostas em todo o recinto e vão promover o Green Cork, projecto de reciclagem de rolhas de cortiça desenvolvido pela Quercus.

“Ao promover a cortiça, o Boom Festival evoca os princípios da permacultura, utilizando um produto local, ecológico e reciclável. Para além do sobreiro estar classificado como árvore nacional de Portugal, o montado de sobro é predominante em Idanha-a-Nova, região que tem na exploração de cortiça uma actividade tradicional”, explicam Quercus e Boom Festival em comunicado.

Com participantes de cerca de 100 países, o Boom Festival é uma “oportunidade de internacionalização do Green Cork e dos seus objectivos de promoção da cortiça e reflorestação”, continuam os organizadores.

O Green Cork tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas também permitir, pelo seu esforço de reciclagem, o financiamento de parte do projeto Floresta Comum, que utilizará exclusivamente árvores autóctones, entre os quais o sobreiro, Quercus suber.

Até ao final de 2011, o projecto Green Cork já recolheu 85 toneladas de rolhas em Portugal, permitindo à Quercus plantar, até ao momento, 41 563 árvores autóctones.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...