BD: Turma da Mónica vai ter parque temático ecológico na Amadora (com FOTOS)
As aventuras da Turma da Mónica, de Maurício de Sousa, são o tema do parque temático ecológico que vai ser inaugurado na Amadora, município que faz da banda desenhada (BD) a sua imagem de marca. A inauguração está marcada para o próximo sábado, 16 de Novembro pelas 10h.
O parque, que resulta de uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora (CMA) e da Valorsul (Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste), foi construído com recurso a vários materiais reciclados e reutilizáveis. No total, foram reutilizados na obra cerca de cem metros cúbicos de material orgânico, mil metros cúbicos de resíduos provenientes da demolição e construção que foram retirados das edificações que se encontravam anteriormente no local e 14 metros cúbicos de borracha reciclada, refere um comunicado da Valorsul e CMA.
Além do material reutilizado que foi utilizado, foram instalados 21 bancos de jardim, “que resultam na sua totalidade de material reciclado”. As entidades indicam ainda que o corte da relva – cerca de dois metros cúbicos em cada operação -, resultante da manutenção do parque, vai ser “sempre” entregue no Ecocentro e, posteriormente, reencaminhada para a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica.
Dada a quantidade de materiais reciclados e reutilizados utilizados na edificação do espaço, o parque foi submetido a uma candidatura no âmbito da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos, a realizar entre 16 e 24 de Novembro.
No local, os visitantes vão poder encontrar várias personagens da Turma da Mónica – como o Cascão, o Cebolinha, a Magali, o Bidu e a própria Mónica, entre outros. As personagens foram construídas numa escala aumentada e estão “estrategicamente posicionados” em locais diversos, que “possibilitam e incentivam o contacto directo e interactivo com as crianças”, refere o comunicado.
O parque tem quatro mil metros quadrados e vai ser o primeiro espaço temático da Banda Desenhada de Maurício de Sousa na Europa. O parque fica localizado na Fábrica da Cultura, uma zona da Falagueira que estava degradada, onde no passado se realizava o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, um dos maiores do país.
[nggallery id=43 template=greensavers]