Beber água à refeição engorda ou emagrece?
A proliferação dos mitos sobre a alimentação funciona da mesma forma que as lendas urbanas: um boato começa a passar de boca em boca, distorce-se e acaba por surgir como um facto que nós tomamos como verdadeiro. No livro “Comer ou não comer. Armadilhas e mitos na alimentação”, o jornalista espanhol Antonio Ortí e as especialistas em nutrição Ana Palencia e Raquel Bernacer exploram diversas crenças erróneas.
Segundo o portal O Meu Bem Estar, os autores explicam, por exemplo, qual a função da água na nossa dieta e porque não tem sentido atribuirmos propriedade adelgaçantes ou de ganho de peso à sua ingestão. A água tem zero calorias quer seja ingerida no início, durante ou no final da refeição, apesar de existirem teorias que digam o contrário.
Por exemplo, existe uma crença popular de que a água engorda se ingerida durante as refeições, uma vez que provoca retenção de líquidos. Aparentemente, esta hipótese era seguida nos finais de 1950, com algumas pessoas que perderam peso durante aquela altura a afirmarem que, para não beberem água enquanto comiam, molhavam apenas os lábios num pano humedecido para diminuir a sensação de sede. No entanto, beber água não provoca retenção de líquidos, pelo contrário estimula o funcionamento dos rins e contribui para um bom equilíbrio hídrico.
Também as chamadas dietas dissociadas, que consistem em seguir una premissa básica e fundamental – não misturar grupos de alimentos incompatíveis na mesma refeição -, não permitem beber água quando se ingerem hidratos de carbono, uma vez que consideram que “dificulta a digestão” e que leva a que as batatas, o pão, o arroz e outros alimentos ricos em hidratos de carbono façam os ponteiros da balança subir. Mas há que insistir que a água não aumenta o valor calórico de nenhum alimento, explicam os autores do livro.
No entanto, sabe-se que beber água antes de uma refeição pode enganar o estômago e fazer com que a pessoa coma menos. Um ensaio clínico publicado em 2010, que partiu desta hipótese apresentada na American Chemical Society, em Boston, concluiu que quem bebe dois copos de água de 230 mililitros antes de uma refeição consome entre 75 e 90 calorias menos durante a refeição.
Enquanto alguns autores recomendam beber um mililitro de água por cada caloria ingerida, outros preferem relacionar as calorias com o peso e apontam para os 45 mililitros por quilo no caso dos adultos e para valores mais elevados no caso das grávidas e crianças. Normalmente, é necessário ingerir entre dois a três litros por dia, mas isso não significa que tenha de beber os dois litros. O ideal é beber entre um litro e um litro e meio de água e satisfazer a restante necessidade com a água que os alimentos contêm.
Foto: Boyan Photography / Creative Commons