Boom Festival vence Prémio YOUROPE Green N’ Clean



O Boom Festival foi considerado o YOUROPE Green N’ Clean Festival of the Year, nos European Festival Awards. Pelo segundo ano consecutivo, o certame de Idanha-a-Nova recebe o galardão internacional que distingue os eventos ambientalmente conscientes.

“O Boom Festival tem um modelo único no mundo de organização de um festival sustentável, que junta a consciência ambiental com um elevado detalhe estético, dando aos artistas a oportunidade de criarem estruturas naturais com bambu, barro, cana ou materiais reciclados, numa escala que não existe em mais nenhum lugar do mundo”, explicou um dos elementos do júri, Aylin McNamara, da ONG Greener Festival.

Comprovando o seu esforço “verde”, que o leva a “reaproveitar e limpar 100 por cento da água que se consome no evento”, bem como “ter todo o saneamento do festival sem uso de químicos”, o Boom Festival foi convidado pela ONU para integrar a iniciativa United Nations Music & Environment Stakeholder Initiative, que pretende conciliar música e ambiente.

Segundo o site da TVI24,  este certame realiza-se em Idanha-a-Nova, de dois em dois anos, sendo que a mais recente edição aconteceu em Agosto do ano passado. Como único evento português nomeado para os European Festival Awards, o Boom Festival competia com os festivais de Roskilde, da Dinamarca, e Øya, da Noruega.

Os prémios, escolhidos numa combinação de votos do público e a avaliação de um júri, que procurou aferir os melhores festivais, artistas e promotores a partir de critérios como as emissões de CO2, o uso de água, a gestão de resíduos e a utilização de materiais reciclados, entre outros, foram anunciados na noite de abertura da 25ª edição do Eurosonic Noorderslag, no Groningen’s Stadsschouwburg, na Holanda.

O prémio Best Major European Festival (Melhor Grande Festival da Europa) foi atribuído ao Heineken Open’er, da Polónia, enquanto o mesmo país, mas através do certame 5 Tauron Nowa Muzyka Festival venceu o galardão para Melhor Festival de Pequenas Dimensões. O Temple House Festival, na Irlanda, foi eleito o Best New European Festival.

Já o também irlandês Electric Picnic Music & Arts Festival arrecadou o prémio para melhor festival de médias dimensões, enquanto o Best Indoor Festival (Melhor Festival em recinto fechado) foi o Rolling Stone Weekender, na Alemanha.

Veja a lista completa de vencedores no site da Blitz.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...