Carruagem ferroviária do século XIX reutilizada em casa ecológica (com FOTOS)



A Simon Conder Associates foi responsável por um incrível projecto de reformulação: ele converteu uma carruagem de comboio do século XIX numa casa moderna negativa em carbono. A estrutura faz agora parte de um grupo de cinco habitações de praia chamado El Ray, localizado perto de Kent, no Reino Unido.

A estrutura original foi desconstruída mas continua a evidenciar potencial arquitectónico. Tornou-se numa casa acolhedora que utiliza a energia eólica e solar para criar as condições térmicas ideais e uma atmosfera de sonho para uma família inteira.

A nova habitação existe dentro de uma estrutura de madeira altamente isolada, com a antiga carruagem como ponto central do espaço. As elevações totalmente envidraçadas combinadas com aberturas menores garantem vistas deslumbrantes sobre o farol adjacente, o posto de guarda costeira e a estação de energia nuclear. A beleza do local é totalmente revelada através da vista sobre a praia e o mar acessível a partir de uma plataforma de observação no telhado inclinado.

A casa tem espessura, paredes bem isoladas e tectos e pisos que minimizam a perda térmica e a factura anual de electricidade. O revestimento externo e o deck são feitos de uma madeira certificada chamada Itauba, enquanto o chão e as paredes usam um contraplacado também certificado.

O Inhabitat informa que, durante o Inverno, poderá ser usada uma salamandra, como suplemento ao ganho solar passivo, combinada com o piso aquecido – este alimentado por uma turbina eólica.

Os arquitectos esperam que a casa gere mais electricidade do que a que consumirá ao longo do ano – o excesso de energia seguirá então para a rede nacional.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...