Ciclovia do Vale do Cávado vai finalmente arrancar
Os municípios do Vale do Cávado vão finalmente avançar para a construção de um conjunto de ciclovias, respondendo assim à sua intenção de ter na mobilidade um dos seus principais vectores. Segundo o Construir, o projecto será assegurado pela Comunidade Intermunicipal do Cávado e prevê a construção de duas ciclovias que ligarão Esposende a Terras de Bouro, e que completarão uma rede onde constará a futura ecovia, que vai ligar Esposende a Caminha, passando por Viana do Castelo.
Com um investimento de €10 milhões a aplicar nos próximos cinco anos, a ciclovia terá um total de 73 quilómetros e beneficiará também os concelhos de Barcelos, Braga, Vila Verde e Amares. Uma das ciclovias, com 55 quilómetros de extensão, vai ligar Esposende a Amares e o respectivo projecto base já está elaborado, cabendo agora a cada município trabalhar no projecto do troço que vai atravessar o seu território.
A Câmara de Barcelos, por exemplo, acaba de aprovar a adjudicação do projecto do seu troço da ecovia. A outra ciclovia, entre Amares e Terras de Bouro, está ainda em fase de elaboração do projecto.
Ainda de acordo com o Construir, esta ciclovia faz parte de um plano mais abrangente com que os municípios do Vale do Cávado querem fazer desta uma região inteligente, através de uma aposta focada na mobilidade suave e na eficiência energética.
O investimento tentará aproveitar os fundos comunitários do Portugal 2020, mais concretamente do Norte 2020, uma vez que, ao desenvolverem ciclovias interurbanas e intraurbanas, os seis municípios do Vale do Cávado (Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde) pretendem promover a mobilidade suave no interior das cidades, bem como a redução de emissões de CO2.
Foto: beth h / Creative Commons