Embalagens de vidro: cinco razões pelas quais são boas para a saúde
Neste dia em que se celebra o Dia Mundial da Saúde, data que celebra a criação da Organização Mundial da Saúde e que tem este ano como foco “O nosso planeta, a nossa saúde”, a Friends of Glass decidiu destacar várias razões pelas quais as embalagens de vidro são uma mais valia. Além de ser um material quimicamente inerte, pode ser reciclado infinitamente, o que o torna bom tanto para a saúde humana, como para o nosso planeta.
Conheça aqui cinco razões para optar pelo vidro:
Preserva a 100% o valor nutricional dos alimentos
Ao ser inerte, o vidro não reage física ou quimicamente ao contacto com o seu conteúdo ou com o ambiente. Assim, as embalagens de vidro não retiram ou adicionam nada aos produtos que contêm. Isso garante as propriedades originais dos alimentos, não apenas as organolépticas, mas também as nutricionais, e a qualidade, mesmo em armazenamento prolongado.
É a opção de embalagem mais segura em termos alimentares
As embalagens de vidro não precisam de camadas internas (vernizes, plásticos) para evitar a permeabilidade ou corrosão. O vidro pode estar em contacto direto e seguro com os alimentos ou bebidas e, graças à sua própria natureza inorgânica e às características de seu processo de fabrico (temperaturas muito altas, automação e protocolos rigorosos de controlo de qualidade), é também um material asséptico, que suporta tanto o uso de microondas quanto as altas temperaturas para esterilização, pasteurização ou banho-maria.
É a única opção de embalagem 100% natural
A composição do vidro é 100% natural (areia, carbonato de sódio e calcário) o que garante a máxima qualidade tanto da embalagem como do seu conteúdo, promovendo um estilo de vida guilty-free. A composição do vidro não envolve qualquer elemento que possa ser tóxico ou perigoso, o que lhe permite ser único material de embalagem que recebeu, até agora, o selo GRAS pela FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos. As embalagens de vidro não apresentam lixiviação ou migração dos elementos que as constituem, e em particular, não contêm bisfenol A, nem ftalatos, acetilaldeídos ou outros produtos potencialmente prejudiciais.
Preserva o sabor original dos alimentos
Sendo uma embalagem natural, inerte e sem aditivos, é a única que não confere sabor ou odor aos produtos embalados, mesmo em períodos de tempo longos. Os alimentos mantêm as suas propriedades como se viessem diretamente da produção para as mãos do consumidor.
Promove um estilo de vida mais sustentável e amigo do ambiente
A embalagem de vidro é 100% e infinitamente reciclável, num ciclo fechado em que a embalagem volta a ser embalagem, sem perder nenhuma propriedade ou matéria constituinte. A reciclagem economiza ainda energia no processo produtivo, reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2) e evita a deposição em aterro.