Cultivo em estufa ajuda alunos de educação inclusiva a reforçar competências



São 27 os alunos que beneficiam de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão que passam agora a ser responsáveis pelo cultivo de uma estufa com 80m2 que acaba de ser instalada no Agrupamento de Escolas Campo Aberto, em Beiriz (Póvoa de Varzim).

O projeto visa proporcionar a estes alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos, a aprendizagem de práticas de sustentabilidade, em articulação com conceitos básicos de matemática, ciências, português e inglês.

“A estufa será trabalhada por alunos com currículos adaptados, vários com Perturbações do Espetro do Autismo, e precisávamos de um espaço para, fora do contexto da sala de aula, estimular a aprendizagem com recurso à vertente sensorial. O cultivo da estufa será importante para que estes alunos interiorizem a ideia de que, ao produzirem, recebem o retorno do seu trabalho e do seu esforço, autossustentando-se”, refere Gracinda Cadilhe, coordenadora de Educação Especial no Agrupamento de Escolas Campo Aberto.

O diretor do Agrupamento, João Grancho, reforça acreditar que “pelo grau de autonomia que poderão atingir no desempenho desta atividade, algumas destas crianças e jovens poderão, futuramente, tornar-se aptas a trabalhar na área agrícola ou ainda adquirir competências para maior autonomia na sua vida diária. Simultaneamente, pretende-se que todos os alunos do agrupamento possam usufruir de um espaço aprazível e interativo”.

Em simultâneo, acrescenta Gracinda Cadilhe, “os alunos vão poder reforçar algumas noções elementares de matemática, ao medirem os terrenos, de ciências, ao aprenderem a reprodução das espécies, de português, ao escreverem receitas, e de inglês, ao estudarem os nomes das plantas”.

O projeto conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, cuja equipa de jardineiros vai ajudar na limpeza e manutenção de um outro espaço no interior da escola, dedicado ao cultivo de ervas aromáticas e vegetais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...