Desflorestação da Amazónia caiu 23% no último ano
A desflorestação da floresta Amazónia voltou a cair no último ano, desta vez cerca de 23%, de acordo com os resultados preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) brasileiro. Os resultados foram recolhidos a partir de imagens de satélite.
Esta redução, que surge em plena discussão do Código Florestal, é relativa ao período de Agosto de 2011 a Julho de 2012 e corresponde a 630 quilómetros quadrados de desflorestação. No total, foram destruídos 2.049 quilómetros quadrados.
Segundo o Inpe, desde 2004 a desflorestação já decaiu cerca de 3/4 na floresta amazónica. “Este é um grande resultado e que nos faz querer trabalhar ainda mais para acabar com a desflorestação ilegal”, explicou a ministra do Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira.
Recentemente, o Governo brasileiro anunciou ainda um investimento de R$100 milhões (€40 milhões) para os projectos que demonstrem a manutenção da floresta tropical. Em 2013, por outro lado, o Brasil vai lançar um novo satélite para ajudar a monitorizar a desflorestação na maior floresta tropical do mundo.